Skip to content

Chave para produção de neurônios

12 novembro, 2008

Fonte:http://www.agencia.fapesp.br/materia/9713/divulgacao-cientifica/chave-para-producao-de-neuronios.htm – 11/11/2008

Agência FAPESP – Um importante mecanismo que regula o desenvolvimento de células-tronco em neurônios foi identificado por um grupo de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) e descrito em artigo na edição desta terça-feira (11/11) da revista Developmental Cell.

Os cientistas descobriram que a proteína receptora Ryk tem papel fundamental na diferenciação de células-tronco neurais e demonstraram um mecanismo de sinalização que regula a diferenciação à medida que as células se transformam em neurônios.

Segundo o principal autor do estudo, Wange Lu, professor assistente de bioquímica e de biologia molecular na Escola de Medicina Keck da USC, os resultados do estudo poderão ter importantes implicações para a medicina regenerativa e para tratamentos contra o câncer.

“Células-tronco neurais têm potencial para uso na terapia de substituição celular em doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou Parkinson, bem como para lesões na coluna vertebral. O conhecimento resultante de estudos como o nosso poderão ajudar na produção de neurônios para tais terapias e também para inibir o crescimento de células-tronco cancerosas no cérebro”, disse Lu.

Durante o desenvolvimento cerebral, as células-tronco neurais respondem ao meio na qual se encontram por meio da proliferação ou da diferenciação, mas os mecanismos moleculares responsáveis pelo desenvolvimento de tais células e de neurônios não eram conhecidos.

O estudo mostrou que a proteína Ryk funciona como um receptor das proteínas Wnt, exigidas para a determinação celular e para o crescimento e direcionamento de axônios – o prolongamento da célula nervosa por meio do qual é transmitido o influxo nervoso.

Os pesquisadores verificaram que durante o crescimento de células-tronco neurais em neurônios, a proteína Ryk é dividida e movida para o núcleo celular de modo a regular a diferenciação neuronal.

Os autores apontam que mais estudos serão necessários para explorar as maneiras como o receptor regula a expressão genética neural.

O artigo Cleavage of Wnt receptor Ryk regulates neuronal differentiation during cortical neurogenesis, de Wange Lu e outros, pode ser lido por assinantes da Developmental Cell em www.cell.com.

Anúncios

From → Notícias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: