Skip to content

Novas descobertas

25 outubro, 2009

Como todos sabem, frequento o Centro de Estudos do Genoma Humano-CEGH, na USP, em São Paulo há vários anos, para tratamento de meu Pedro, onde também já participei de encontros e palestras sobre Distrofia Muscular. Por isso, já tive a imensa satisfação de conhecer e encontrar, pessoalmente, a Dra. Mayana Zatz.

Apesar de ser uma celebridade mundial em sua área, a Dra. Mayana é uma pessoa extermamente acessível, humana e  que, quando está no Brasil, anda tranquilamente pelas dependências do CEGH, cumprimentado e falando com todos os presentes.

Sou sua fã e acompanho – até onde meus limitados conhecimentos permitem – sua produção científica e suas lutas . Sou leitora assídua da coluna virtual dela na Revista Veja e, recentemente, enviei-lhe uma mensagem sugerindo tema para esse semanário, com o seguinte texto:

“Mayana, sou presidente da Associação de Doenças Neuromusculares de MS e os pacientes vêm a mim com muita frequência em busca de informações. Duas são recorrentes:

1- quais patologias neuromusculares poderão vir a ser beneficiadas por terapias com células-tronco;

2- como anda o progresso das pesquisas nas diversas fontes de células-tronco que já foram descobertas (tecido adiposo, polpa dentária, sangue menstrual, embriões descartados, etc.).

Poderia nos falar um pouco sobre essas questões?”

Poucos dias depois, recebí dela a seguinte resposta:

“Olá Rosana
Vamos lá
1) Ainda não sabemos ao certo. Nosso grupo tem trabalhado com modelos animais de  distrofias musculares e eu estou otimista.
2) Nosso  grupo vem trabalhando mais com CT adultas, de tecido adiposo, polpa dentária, cordão umbilical e sangue menstrual.
Tivemos resultados bons com CT de tecido adiposo e agora queremos fazer um grande estudo comparando o potencial das CT de diferentes fontes: tecido adiposo, cordão umbilical , polpa dentária e sangue menstrual.
Vou contar com mais detalhes em uma das minhas colunas da veja, OK?
Aguarde”
Pois bem, o artigo da Revista Veja virtual desta semana já trata deste importante assunto. Leiam aqui.
Anúncios

From → Notícias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: