Skip to content

Alerta médico para neuromusculares

7 outubro, 2012

Dentre as peculiaridades que as doenças neuromusculares compartilham estão aquelas referentes às restrições para procedimentos médicos e de emergência e administração de medicamentos e substâncias.

Ocorre que, por se tratarem de doenças raras, raro é também que os socorristas conheçam essas restrições que, em alguns casos, podem significar a diferença entre a vida e a morte.

O alerta médico abaixo foi elaborado e gentilmente disponibilizado pela Dra. Ana Lucia Langer – Diretora Clínica da ABDIM.

Recomendamos que todos os portadores de doenças neuromusculares informem seus familiares e amigos sobre estas restrições e, de preferência,  imprimam e portem sempre este alerta, nunca esquecendo de apresentá-lo a profissionais de saúde, na eventualidade de qualquer procedimento ou intervenção médica.

Anúncios

From → Geral

2 Comentários
  1. Gostaria de saber com a médica se as ataxias degenerativas cerebelares entram nesse alerta, porque o tratamento é feito basicamente com relaxantes musculares. Meu marido tem tomado tizanidina, dantrolene e baclofeno contra as fortes espasmos musculares e dor que tem sentido. Além disso, quando a dor é muito forte, ele toma opioides como a codeína e a nalbufina. Fora isso, os médicos dizem que não há nada mais a fazer. Então eu pergunto, como usar com restrição esses medicamentos neste tipo de doença neuromuscular?

    • Rosana permalink

      É uma boa pergunta, Adriana. Este mesmo alerta encontra-se no site da Dra. Ana Lucia Langer: http://www.distrofiamuscular.net
      Lá há um link para contato. Sugiro que vc pergunte diretamente a ela.
      Outro caminho, é i grupo que ela mantém no Facebook: Associação Paulista de Distrofia Muscular-APDM. Você pode acessar o grupo e perguntar a ela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: